domingo, 31 de maio de 2009

As Cerejas da Minha Árvore



Dizia a minha velha professora primária que havia três coisas na vida que eram essenciais fazer e sem as quais um homem não poderia sentir-se realizado:

Plantar uma árvore, Ter um filho e Escrever um Livro.

Este conselho da mestre foi das mensagens mais fortes que recebi em toda a minha vida.

Tornou-se para mim quase uma obcessão cumprir a primeira das três coisas que eu podia, naturalmente, fazer naquela idade e que era plantar uma árvore.

A escolha da árvore foi fácil. Nasci em Maio e neste mês não havia outra espécie que reflectisse melhor a força da natureza. Com a ajuda do meu Pai plantei, então, uma cerejeira no sopé da serra da Gardunha.

O meu pé de cerejeira era a minha adoração.

Lembro-me que, quando degustei a primeira cereja da minha árvore, gritei bem alto:

Falta ter um filho e escrever um livro!

2 comentários:

Alexandra disse...

...Mas agora, que já "plantaste" tantos sorrisos, que já adoptaste um animal de estimação e tem-lo como mais um "filho" e que já "escreveste" a história da tua vida com os teus sucessivos e variados bons actos...que mais precisas?
Precisas talvez só de dizer à tua Prof. que, uma vez que a missão foi cumprida, é tempo de disfrutar de umas merecidas e suculentas "cerejas"!

"Bem haja" Pai

Anónimo disse...

Plantou a árvore e pela fotografia o fruto é maravilhoso. Continue se possivel e tem gosto a plantar mais.
As arvores jamais serão demais.
Pedro T.